Anuncie

  ,

Trilha das Artes em Boiçucanga


Alguns destinos, apesar de ampliarem cada dia mais sua infraestrutura turística, procuram de certa forma manter as suas origens intactas. Esse é o caso de Boiçucanga, que além de ser uma das mais bem estruturadas praias do litoral norte paulista, chama a atenção por ter ambiente bastante rústico com ruas de terra, além de muitos atrativos que entregam logo de cara a cultura da região.
Claro que a natureza privilegiada e o pôr do sol são aspectos extremamente positivos e atraentes, mas lá o turista pode encontrar outras coisas interessantes. Algo que chama muita atenção e tem conquistado a admiração do visitante é a chamada “Trilha das Artes”, um projeto criado e aperfeiçoado pela Prefeitura de São Sebastião.
A trilha foi criada para que os artesãos e ateliês locais fossem mais divulgados e, consequentemente, pudessem ser mais valorizados pelos seus incríveis trabalhos. O projeto funciona como um roteiro de visitação, e nele estão inclusas visitas a três ateliês. O primeiro destacado é o “Ateliê do Neneco”, o qual cria peças com garrafas pet, arames, pranchas de surf e muitos outros materiais descartados.
O segundo incluso na trilha é o “Ateliê do Eugênio”, que produz diversas esculturas e peças em madeira. Já o “Ateliê do Alê Belém”, além de muitas peças feitas de madeira, também dispõe de inúmeros tecidos pintados a mão, tanto pequenos como grandes. Por último, mas não menos importante, está o “Papel do Quintal”, que respeitando a natureza e sempre procurando contribuir com reciclagem, produz vários trabalhos com papéis especiais, todos muito bem acabados e de ótima qualidade.
Para quem deseja curtir este passeio e conhecer um pouco da cultura artesanal da região, é necessário agendar um horário. É possível encontrar mais informações no site da prefeitura de São Sebastião ou em postos de informação na própria cidade. Lembrando que essas são apenas algumas das muitas opções que trabalham com artesanato.
Exemplo disso é a Cooperartes, que nada mais é do que uma cooperativa para a produção de produtos artesanais, com o objetivo de incentivar os artesãos locais a criarem suas peças e ajuda-los a comercializar aos turistas. Os artistas possuem habilidades diferentes uns dos outros, mas todos tornam produtos descartáveis em incríveis e úteis peças, como as famosas panelas de barro, esculturas em madeira e muito mais. Você pode ver a lista completa de pousadas em Boiçucanga no site do Roteiro Turismo.
Alguém aqui já curtiu um passeio desses? Me contem aqui nos comentários que eu quero muito saber!
*este post é de conteúdo publicitário.
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger